Brotoejas

A brotoeja, ou miliária, é uma condição que impede a saída do suor do corpo, por obstrução das glândulas sudoríparas, causando pequenas bolhas de água no tronco, pescoço, axilas e dobras da pele. Ambientes quentes e úmidos, o excesso de roupas e agasalhos assim como febre alta favorecem o aparecimento de lesões.

A miliária cristalina ou sudamina ocorre em regiões superficiais da pele; a miliária rubra ou brotoeja, a mais comum, acontece em regiões intermediárias; e a miliária profunda atinge as camadas inferiores da epiderme.

Para se prevenir, evite usar muita roupa, principalmente em dias quentes e em crianças. Se houver propensão à brotoeja, evite atividades que façam suar. Manter o ambiente fresco e arejado no verão também é uma dica. Sempre que possível, use roupas de algodão ou fibra natural; roupas sintéticas costumam reter o calor e o suor.

Em crianças pequenas, o tratamento baseia-se em medidas para refrescar a pele, a fim de evitar a transpiração excessiva. É importante manter o ambiente fresco e ventilado, usar roupas leves e fazer tratamentos tópicos. No entanto, nos casos mais graves há indicação de medicamentos como corticoides e antibióticos se infecção secundária.

Tire suas dúvidas