Catapora

A catapora, também conhecida como varicela, é uma doença altamente contagiosa, muito comum em crianças com menos de 10 anos. Uma vez exposto à doença, a pessoa fica imune pelo resto da vida.

É comum que crianças contraiam catapora no inverno, pois a concentração de crianças em ambientes fechados aumenta e, como a transmissão se dá pelo contato direto com saliva ou secreções respiratórias, ou pelo contato do líquido no interior das vesículas, a incidência é maior.

Apesar de ser uma doença de baixa gravidade em crianças, a catapora causa muitos incômodos. As crianças podem ficar irritadas por causa dos sintomas, que iniciam com febre, mal estar, falta de apetite, e depois evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas. Essas manchas se transformam em vesículas cheias de líquido, que estouram e formas crostas. Podem aparecer poucas lesões, ou acometer o corpo inteiro.

A principal preocupação é a infecção secundária das lesões, por isso, elas não devem ser coçadas. Em adultos, a doença costuma ser mais grave que em crianças, podendo ser necessário o uso de antivirais orais.

Não há tratamento específico para a catapora, mas existem remédios que podem atenuar os sintomas, como antitérmicos para a febre e loção de calamina e géis que refrescam e aliviam a coceira. Uso de anti sépticos, como sabonetes a base de triclosano e banhos com permanganato de potássio também são válidos.

Além disso, hoje existe uma vacina contra a catapora. Ela é aplicada em crianças e adultos que nunca tiveram a doença em duas doses. Ao se vacinar, além de proteger a si mesmo contra as formas graves da varicela, protegerá outros em sua comunidade. Isto é especialmente importante para as pessoas que não podem se vacinar, como aqueles com sistemas imunológicos debilitados e mulheres grávidas.