Dermatite seborreica

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa escamação e vermelhidão, principalmente em áreas da face ( sobrancelhas, canto do nariz, atrás das orelhas), couro cabeludo ( a famosa “caspa”) e colo ( região entre as mamas).

Por seu caráter crônico, é uma condição que intercala períodos de melhoria e piora dos sintomas, sem uma causa totalmente conhecida, tendo origem genética ou  desencadeada por alguns agentes externos. Estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade, bem como a presença de um fungo, o Pityrosporum ovale, também podem provocar dermatite seborreica.

O tratamento envolve as seguintes medidas:

  • Para o cabelo: lavagens mais frequentes; interrupção do uso de sprays, pomadas e géis; evitar o uso de chapéus ou bonés; uso de shampoos que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e anti fúngicos; eventualmente, soluções contendo corticoides são necessárias;
  • Para a pele: uso de cremes e pomadas com anti fungicos e, eventualmente, com corticosteróide, dentre outros especificados pelo dermatologista.

Como a doença tem caráter crônico, deve-se fazer um tratamento de manutenção.

Tire suas dúvidas