Herpes

O herpes é uma doença contagiosa causada pelo vírus do herpes simples humano (HSV), causando lesões orais, genitais e em outras áreas do corpo. A contaminação acontece após a exposição direta ao contato da pele ou das mucosas com uma pessoa infectada.

A doença causa o aparecimento de vesículas (bolinhas) que rapidamente se transformam em feridas, e aparecem geralmente nos lábios e regiões genitais. As lesões surgem de forma repetida no mesmo local, sendo precedidas por sintomas locais de dor, ardência e formigamento. O número de episódios recorrentes é variável, podendo ir de 2 a 8 ou mais, por ano. As recorrências estão  frequentemente associadas a episódios de baixa de imunidade, estresse, exposição prolongada ao sol, febre, infecções, menstruação ou trauma local.

O diagnóstico clínico é feito através da observação e também através de uma raspagem da vesícula e análise de seu conteúdo, e o tratamento deve ser iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas, para que o surto tenha menos intensidade e duração. É realizado com medicamentos antivirais orais.

Tire suas dúvidas