TOXINA BOTULÍNICA

TOXINA BOTULÍNICA

 

A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox®, é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, a mesma bactéria causadora do botulismo. Entretanto, a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença ou danos à saúde.

Na dermatologia estética, é utilizada para corrigir rugas e linhas de expressão, assimetrias faciais e casos de suor excessivo (hiperidrose) nas mãos, pés, axilas, face e região da virilha.

A toxina botulínica promove o relaxamento da musculatura; assim, músculo que não contrai não forma rugas.

Os vincos formados são uma consequência natural de expressões como rir, chorar e até mesmo falar. Quando paralisamos a musculatura, é possível suavizar rugas e ter um rosto mais jovem por alguns meses.

Quando aplicada em locais como axilas ou palmas das mãos, trata o suor excessivo sem a necessidade de afastamento de suas atividades ou de cirurgia.

APLICAÇÃO

A aplicação de toxina botulínica é feita em um consultório ou ambulatório médico. Na maioria dos casos, é necessário que você utilize um creme anestésico, para tornar o procedimento mais confortável.
O tratamento envolve injeções com agulhas muito finas, de pequenas quantidades de toxina botulínica nas áreas afetadas. A dor é perfeitamente tolerável, e o procedimento é rápido, sem necessidade de você se afastar do trabalho.
Seu efeito começa a aparecer de 3 a 5 dias após o tratamento.

ONDE É FEITO

O procedimento é indicado para:

• Rugas na glabela (entre as sobrancelhas);
• Rugas na testa;
• Rugas ao redor dos olhos (pés de galinha);
• Rugas nasais (sorriso de coelho);
• Rugas no queixo;
• Rugas no pescoço e colo;
• Rugas ao redor da boca;
• Levantamento de sobrancelhas e da ponta do nariz;
• Sorriso gengival;
• Suor excessivo (hiperidrose).

DURAÇÃO

O período de efeito deste procedimento varia de 3 a 5 meses, por isso, o indicado é que sejam feitas novas aplicações a cada 6 meses. Em áreas de suor excessivo, o tratamento pode durar de 8 a 12 meses.
Os efeitos colaterais da aplicação são mínimos, e geralmente relacionados ao local da injeção. Dores são infrequentes, e pode haver a formação de pequenos hematomas no local da picada. Também é relativamente comum ter uma dor de cabeça temporária após a aplicação na testa, especialmente após o primeiro tratamento.
Pela simplicidade da aplicação do produto, é possível retomar as atividades normais imediatamente após o procedimento. Você só precisa tomar alguns cuidados simples, como não se deitar durante as primeiras quatro horas, não se expor à luz solar e evitar atividades físicas no dia da aplicação. O uso de filtro solar é altamente recomendado, e você poderá usar maquiagem normalmente.
Caso você sinta dores de cabeça, um simples analgésico é muito eficiente, e se você estiver grávida ou amamentando, este procedimento não é recomendado.

RECUPERAÇÃO

A aplicação de toxina botulínica é feita após muita conversa entre mim e o paciente, para que juntos possamos chegar a um resultado agradável, natural e que combine com o seu rosto. Além disso, é um procedimento milimétrico, que exige treinamento para a correta aplicação.
Em algumas ocasiões, é possível acontecer um abaixamento da sobrancelha ou da pálpebra, mas estes efeitos são leves, temporários e, na maioria dos casos, não limitam as atividades diárias.
Erros de técnica de aplicação podem gerar assimetrias e resultados desagradáveis e artificiais, por isso, você deve escolher um profissional habilitado a este procedimento, como o dermatologia membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para que este risco seja minimizado e o procedimento seja feito com toda a segurança.

Resultados

TIRE SUAS DÚVIDAS