Vitiligo

Vitiligo é uma doença que causa manchas esbranquiçadas na pele. Ela ocorre devido ao surgimento de auto-anticorpos contra os melanócitos, células que produzem a melanina, o pigmento da pele.

Geralmente, as manchas aparecem mas não causam nenhum sintoma e não são contagiosas. No entanto, elas abalam a autoestima das pessoas, e geram um grande impacto na qualidade de vida. Por isso, um acompanhamento psicológico é recomendado.

Em pacientes com diagnóstico de vitiligo, deve-se evitar os fatores que possam precipitar o aparecimento de novas lesões ou acentuar as já existentes. Evitar traumas ou machucados, pois sobre essas lesões podem surgir manchas de vitiligo; evitar o uso de vestuário apertado, ou que provoque pressão sobre a pele; evitar queimaduras do sol, bem como diminuir a exposição solar. O controle do estresse é outra medida importante.

O diagnóstico é clínico na maioria dos casos. Exames que podem auxiliar no diagnóstico consistem na biópsia da lesão e o uso da lâmpada de Wood. São necessários exames de sangue para descartar outras doenças auto-imunes.

O tratamento varia de acordo com cada paciente, e com características como seu tom de pele. Entre as opções estão medicamentos que induzem a repigmentação das áreas afetadas, fototerapia, e atualmente o uso de laser e outras técnicas cirúrgicas, como implante de melanócitos.

Tire suas dúvidas